[caption id="attachment_304" align="alignnone" width="915"]Montando seu Quiver para Indonésia! foto: Revista Surfar[/caption]

Uma Surftrip dos sonhos, como qualquer trip para a indonésia é, mesmo para quem já foi 10 vezes para lá, merece um quiver de boas pranchas. Não estou dizendo que você precisa comprar todas as pranchas que vai levar, mas você tem que fazer um planejamento prévio das pranchas que tem e das pranchas que vai precisar quando estiver lá, e montar o quiver de acordo com o seu budget.

Um dos piores erros é ir para uma trip como essa com o equipamento errado. Vai por mim, o sonho da vida pode ser pesadelo e você vai se martirizar por muito tempo por não ter se preparado adequadamente. Normalmente uma trip para a Indonésia não dura menos de 14 dias, e nesse período na temporada de ondas de lá, é muito comum você pegar pelo menos um swell bom que no auge pode dar ondas acima de 2 metros, um período de boas ondas que devem gerar ondas de 1 a 2 metros e também, é muito possível que você pegue alguns mares fracos para lá, o que quer dizer ondas de 0,5 metro a 1 metro.

Por esse motivo, eu aconselho você a levar no mínimo 3 pranchas. Sendo 2 performances e uma mais híbrida (aquela que você usa no dia-a-dia do Brasil). Não vou entrar no mérito agora do tamanho e dimensões das pranchas, mas o racional é o seguinte: quando o mar estiver cerca de 2 metros, o ideal é você ter uma prancha de performance um pouco maior que a comum, a chamada step-up, que pode ser desde 2 polegadas maior até 6 polegadas, dependendo da necessidade de cada um.

Para a step-up, aconselhamos que seja uma prancha mais presa, ou seja, com a rabeta bem estreita, de preferência round. Essa característica vai lhe dar segurança para você colocar para dentro das cavernas. Deve ter uma boa remada para lhe ajudar a entrar nas morras e bastante rocker para você se posicionar nos locais mais críticos da onda. Normalmente são pranchas mais esticadas, mas certifique-se de que ela tem um meio razoável para ajudar na remada.

A prancha de performance vai funcionar bem no período que o mar estiver entre 1 a 2 metros, e essa é a famosa prancha para o dia-a-dia da Indonésia e dos locais de boas ondas. Essa prancha deve ser mais esticada que sua prancha do dia-a-dia do Brasil, com a rabeta mais estreita- round é uma boa ideia- e com mais rocker que a prancha do dia-a-dia do Brasil. A prancha que os profissionais usam no dia-a-dia do WCT são uma boa referência do que você está buscando aqui, entretanto, lembre-se que os caras são profissionais e tem um preparo absurdo, então, trate de colocar alguns litros a mais na sua prancha para aproveitá-la ao máximo.

Já a prancha para os marés “ruins” da Indonésia pode ser a prancha que você usa no dia-a-dia do Brasil. Não precisa ser uma prancha com características de “merrequeira”, mas são pranchas meio híbridas que ficam no meio do caminho entre as “merrequeiras” e as pranchas de performance. Aquelas pranchas que tem um pouco mais de área de bico, a rabeta mais larga, menos rocker e bordas com menos caimento que você já está familiarizado de outros carnavais. Aqui, alguns surfistas optam por pranchas diferentes como biquilhas, monoquilhas, fishs, merrequeiras e etc, para testar novas linhas nas ondas ou um approach mais relaxado.

Muitos vão me perguntar, legal, mas e se uma delas quebrar logo de cara? Ai você vai se adaptar com uma das outras 2 pranchas. Por isso muitos surfistas gostam de fazer pranchas que não sejam tão diferentes assim, ou seja, a  step-up somente um pouco maior que a de performance, e a híbrida somente um pouco menor que a de performance.

Outros surfistas preferem levar 4 ou mesmo 5 pranchas para a trip. Para isso vale a pena avaliar uma série de coisas: se há taxas extras nas cias aéreas que você vai pegar para excesso de peso ou pranchas, se não vai ser perrengue andar com um sarcófago super pesado na trip inteira, e se você vai mesmo, ou pelo menos acha que, tem chance de usar todas as pranchas.

[caption id="attachment_305" align="alignnone" width="600"]surfboard-baggage-fee foto: www.indosurflife.com[/caption]

Para quem tiver disposição e pretende pegar ondas que aguentam swells mais pesados, como o outside de Uluwatu e G-land grande, ai talvez valha a pena pensar em uma semi-gun, ou porque não até numa Gun.

Montamos um Guia –veja abaixo- com modelos selecionados em nosso portfólio, que recomendamos para a Trip da Indonésia. Para ajudar a montar seu quiver, dividimos esses modelos de acordo com a classificação do texto acima. Por favor, se quiser trocar ideias sobre os modelos, sobre seu quiver ou mesmo sobre a trip, fique a vontade para nos mandar um email no: contato@comsurf.com.br, nos mandar um whatsapp no: 11-99598-2621 ou entrar em contato conosco pelo chat online.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro) Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés) Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.  Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12