Indonésia montando a Trip Hoje em dia você tem basicamente 2 escolhas na hora de montar sua surftrip. Você procura uma agência de turismo especializada que pode planejar, agendar e comprar tudo o que você precisa para curtir suas férias ou você realiza toda a pesquisa e compra por conta própria através das informações disponíveis na internet e por e-mail. Vou mostrar abaixo as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos possíveis.

Agência Especializada

Procurando uma agência especializada, além do trabalho operacional de montar a viagem, você está utilizando todo o know-how e conhecimento de quem vive fazendo isso e conhece muito bem todos os picos. A agência vai dar ótimas dicas de picos, melhor época, ondas, informações sobre crowd, melhor maneira de chegar aos locais, etc.. Obviamente esse conhecimento e também o trabalho de agendar e conversar com hotéis, companhias aéreas, transfer e outros “arranjos” tem o seu preço. Por esse motivo, em muitos casos os pacotes são um pouco mais caros do que uma viagem totalmente montada por você. Mas pode haver casos em que os descontos que as agências especializadas conseguem em hotéis, por exemplo, compensam o custo do serviço deles, e nesses casos, a trip pode ficar até mais barata.

Então, quando usar as Agências Especializadas?  

  • Se você não tem experiência em viagens internacionais e/ ou não domina o Inglês, o ideal é que alguém monte tudo para você porque a chance de você se confundir ou esquecer algo importante é grande.
  • Se você está indo para um local muito isolado ou perigoso, além de fazer um seguro de viagem, poder contar com o apoio de uma Agência Brasileira especializada nisso, pode ser uma boa ideia.
  • Não tem tempo ou não quer ter trabalho para pesquisas e negociações.
  • Quer minimizar a possibilidade de perrengues e eventualidades.

Trip por conta própria

Para montar uma trip de surf por conta própria você vai precisar ter bastante tempo livre para fazer as pesquisas dos picos, seja através de informações de amigos que já foram ou pela pesquisa na internet mesmo. Além disso, a negociação com Hotéis e meios de transporte vai tomar bastante do seu tempo também. Se essa for sua escolha, se organize. Monte um roteiro, dividido por dia e coloque as atividades que irá fazer em cada dia- mesmo que isso depois possa ser modificado- incluindo Hoteis/pousadas e transporte. Assim que acabar a pesquisa dos Hotéis e meios de transporte que vão ser utilizados, faça uma lista e coloque o status: “já comprado” ou “precisa comprar”. Guarde sempre os comprovantes de compra de Hotéis e passagens aéreas e de preferência coloque tudo em uma pasta (pode ser virtual, mas talvez a física ainda seja a melhor ideia devido a possibilidade de não ser possível acessar a internet ou depender de bateria dos aparelhos eletrônicos). Não se esqueça de pesquisar sobre vistos, verificar a validade de seu passaporte, verificar a necessidade de ter vacina de febre amarela, a temperatura da água, se é necessário levar botas para o coral ou não, consistência das ondas e ventos na época, e até costumes locais para não correr o risco de ofender culturas muito diferentes da nossa.

Quando montar a trip por conta própria?

  • Quando já conhece bem o local de destino.
  • Quando a pesquisa na Internet passa a ser uma tarefa prazerosa, como se fosse uma pré-viagem ou uma forma de sonhar com o que está por vir.
  • Quando a busca por aventura e descobrimentos faz parte do espírito da trip.
É possível também soluções híbridas, ou seja, a agência compra as passagens e você vê o resto ou vice-versa. Um ponto importante que acho que vale a pena mencionar é uma questão ética que envolve pedidos de orçamento. Nada de errado em orçar a viagem por conta própria e comparar com o preço das agências, mas evite abusar das informações das agências se não for fechar negócio com eles porque seria como receber uma consultoria de graça, prejudicando o trabalho de quem vive disso. Escolha a opção que fizer você e seus companheiros de viagens mais felizes, o importante é viajar e pegar ondas incríveis! Se a escolha for por uma agência especializada, recomendamos a Surf Travel porque os caras estão há muito tempo no mercado e manjam de tudo relacionado a uma Surftrip.  Se for por conta própria, aguarde algumas dicas de picos e viagem que temos postado no Blog do comSurf toda semana.

Indo - Surfboards - Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.
 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro) Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie  DHD Skeleton Key  DHD Jbay  Lost V3 Rocket  Al Merrick Sampler  JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés) Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.  Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird  Erick Arakawa MR 200  Erick Arakawa RP  Al Merrick Proton Step Up  Al Merrick Semi Pro 12