Montando seu quiver para trip

O meu texto do último dia 22, eu escrevi um pouco sobre o quiver para levar para a Indonésia, o número de pranchas, o tipo de prancha e quantidade. Hoje, eu vou aprofundar um pouco o tema, visando dar mais subsídios para você montar o quiver. Vou novamente segmentar as pranchas em 3, de acordo com as condições de ondas que você vai encontrar por lá:

Prancha - Step-Up - Alguns me questionaram sobre a necessidade de ter uma prancha algumas polegadas maiores, para ondas acima de 2 metros, indicando que nesses casos talvez nem entraria no mar. Mesmo se a ideia for pegar ondas de até 1,5 metros para marinheiros de primeira viagem, talvez uma prancha maior lhe dê uma segurança extra no drop, ou maior poder de remada para sentar um pouco mais atrás no lineup.

Outros não veem a necessidade de uma prancha muito maior para os picos onde vão surfar. Claro, nem todas as ondas da indonésia são iguais e alguns lugares não seguram ondulação maior. Se esse for o caso, a Step-up pode ser substituída por uma outra de performance. Pode-se usar a step up de maneira similar a de performance com 1 ou 2 polegadas a mais, para ondas um pouco melhores ou até como substituta da pranchinha de performance, se por acaso essa se quebrar.

Sobre volume e medidas da Step-up via de regra segue o que você utiliza nas pranchinhas de performance. Normalmente, diminui-se um pouco a largura e mantem-se o volume o mesmo ou um pouco superior. Para Step-ups algumas polegadas maiores, quase semi gun, para ondas de mais responsa, ai pode-se aumentar um pouco mais o volume em relação ao que você costuma usar nas pranchas de performance.

Prancha Performance - Precisa mesmo ser round? Foi o que vários surfistas me perguntaram porque muitos não gostam de usar essa rabeta. Claro que não precisa, existem muitos modelos de pranchas de performance que não são rounds, como: a Rusty Yes Thanks, a Rusty Model 8, a DHD Dx1, a Js Monsta 6, a Al Merrick Fred Rubble e Rookie 15 e muitas outras. Todas essas têm em comum uma rabeta squash estreita, que apesar de não ser round, vão segurar muito bem nas ondas da Indonésia.

[caption id="attachment_322" align="alignnone" width="915"]pranchas indonesia foto: www.surftravel.com.au[/caption]

Para a prancha de performance cabe uma reflexão. Que tipo de onda você vai usar ela lá na Indonésia? E aqui no Brasil? Se a resposta for somente em tubos, não hesite em escolher um modelo bem performance, estreito e com a rabeta round. Se a resposta for em ondas para manobrar que podem ter tubos, aí você deve escolher modelos um pouco menos específicos, como os citados no parágrafo acima, com um pouquinho mais de área no bico e a rabeta pode ser squash.

Prancha Híbrida- Como já explorei no primeiro texto sobre o quiver, essa pode ser a prancha que você costuma usar no Brasil, que normalmente tem uma remada boa, pouco rocker para passar as sessões gordas da onda e algumas polegadas a menos do que a pranchinha de performance.

Alguns podem preferir levar pranchas “merrequeiras” mesmo que são bem mais largas e grossas que as híbridas e são projetadas para as ondas pequenas mesmo. A favor dessas pranchas está a remada absurda e um surf mais horizontal, mais focado em arcos mais lentos.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro) Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés) Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.  Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12