Supertubos PortugalA penúltima etapa do ano do WCT ocorre na pequena cidade de Peniche, que fica localizada bem no meio de Portugal, a pouco mais de 1 hora ao norte de Lisboa de carro. A área fica bem a oeste do continente e é ligada ao continente por um estreito somente. Por conta de sua geográfica, Peniche recebe todos os tipos de ondulações e ventos, sendo possível pegar vento terral todos os dias em alguma praia de Peniche.

Peniche é um dos lugares da Europa que mais “atraí” swells, por ser muito exposto. Isso combinado ao fato de sempre ter um pico por perto com terral, torna essa pequena cidade um dos locais mais constantes do planeta. O principal palco para a competição é Supertubos, e como o próprio nome já deixa claro, a onda é incrivelmente tubular e perto da areia, uma onda que para surfistas normais pode ser assustadora pelo drop difícil e íngreme, para os prós é certeza de show de Surf.

As pranchas em Supertubos. As pranchas usadas pelo prós em Supertubos devem ser as mesmas usadas em Hossegor. Ver aqui. Normalmente os prós fazem seu quiver, pensando na “perna” europeia, Hossegor + Peniche. Além disso, as ondas de certa forma, são parecidas: beach breaks bem tubulares. Supertubos é uma onda mais curta e pode ter mais power que Hossegor, mas de maneira geral as pranchas usadas serão as mesmas: mais estreitas e com mais rocker nos dias de tubos, e mais largas e menores se por acaso estiver mais “merrecado”.

Alguns dados e fatos de por que você deve assistir o Rip Curl Pro em Peniche:

  • É a última etapa antes da final em Pipeline, e a corrida pelo título. De um lado com John John e Medina lutando onda a onda e pela reclassificação, no outro lado com diversos surfistas no bolo, nunca estiveram tão emocionantes.
  • Dos 6 vencedores do Rip Curl Pro em Peniche, apenas Mick Fanning não vai participar do campeonato esse ano.
  • Slater vai participar. Desanimado após o péssimo resultado na França, KS cogitou não ir a Portugal, mas ele, que ganhou o evento em 2010 e foi vice em 2011, mudou de ideia e resolveu ir a Portugal.
  • O primeiro 540 no ar ou 720 com a última rotação já na base da onda, já registrado foi completado por KS durante um freesurfing em Portugal.
  • O campeonato de 2011 foi realizado em apenas 3 dias devido as condições épicas apresentadas.

E o que a previsão diz para o Rip Curl Pro em Peniche desse ano?

Hoje, terça-feira, as ondas devem ficar em torno de meio metrão a 1 metrinho de manhã, e deve diminuir um pouco ao longo do dia. Na quarta-feira, um swell de oeste ganha força ao longo do dia, proporcionando ondas que devem ficar entre 1 metrão e 1,5 metros. Na quinta-feira, as ondas permanecem na área e podem ter séries de até 2 metros.

Na sexta-feira o swell volta a baixar, entretanto, um novo swell deve encostar na costa já no sábado.